Usar Cartão de Crédito na Internet é seguro?

Hoje em dia quase ninguém anda com dinheiro na carteira. Nos acostumamos com o dinheiro de plástico – nossos cartões de débito e crédito são usados diariamente na maioria de nossas compras.

 

Para fazer compras na internet é comum ser necessário um cartão de crédito. Além do mais é possível conseguir parcelar as compras em diversas parcelas, caso use o cartão (em época de inflação e para aliviar a dívida, isso é um ótimo negócio). Mesmo aqueles que não tem conta em banco ou não podem comprovar renda podem ter um cartão de crédito pré-pago, o que permite a compra pela internet de diversas mercadorias e serviços.

 

É fundamental que conheçamos quais são as informações impressas no cartão de crédito. Essas informações e sua disposição podem variar de acordo com a bandeira do cartão de crédito, conforme ilustra a figura abaixo.


Mas o que é necessário para fazer uma compra na internet? Não existe uma regra fixa.

Em muitas transações eletrônicas (pasmem) é necessário apenas o número do cartão de crédito, a data de validade do cartão e o código de segurança. Não é necessário o nome impresso no cartão, e é aí que os estelionatários fazem a festa. Em outras transações, além desses dados, é necessário o nome correto do proprietário. Em transações com um nível de segurança maior, como as compras feitas no site Amazon.com, além de todos esses dados, é necessário informar o endereço do local de cobrança da fatura deste cartão de crédito.

 

Por isso é muito importante manter o seu cartão em local seguro, longe dos olhos das pessoas ao redor, para que ninguém possa copiar os dados de seu cartão. Não empreste o cartão e o guarde em local seguro e conhecido, ele é de uso pessoal – apenas o faça para pessoas absolutamente confiáveis. Caso perceba que seu cartão de crédito sumiu ou que alguém o roubou, avise imediatamente a operadora de cartão para que a mesma faça o bloqueio de operações. Verifique, nesse caso, se nenhuma compra foi efetuada.

 

É interessante raspar o código de segurança do cartão de crédito, caso consiga memorizá-lo. Se não, anote-o em algum local seguro. Isso te deixa mais tranquilo ao emprestar o cartão a alguém que vai manipulá-lo. Em um restaurante, loja ou posto de gasolina, ao emprestar o seu cartão para uma compra, ele pode ser fotografado ou memorizado por alguém e seus dados podem ser utilizados indevidamente por outra pessoa em compras que não autorizou.

 

É muito importante só fazer compras em um computador confiável com antivírus instalado. Um Key logger pode estar instalado em seu PC. Este programa malicioso captura tudo que digita em seu computador e envia o arquivo salvo para fora de seu computador,

 

Mas onde ficam os dados de meu cartão de crédito depois de uma compra em um site seguro? Muitas vezes os dados do nosso cartões são armazenados em bancos de dados de empresas que afirmam ter sistemas muito seguros. Sabemos, no entanto, que não é bem assim. Alguns vazamentos e roubo de dados já aconteceram no mundo. Nos Estados Unidos, a grande rede lojista TARGET enfrentou um ataque de hackers recentemente e os dados de milhões de usuários foram roubados, incluindo suas informações de pagamento.

 

Por isso, além de somente indicar a compra via internet em sites conhecidos, com sistemas confiáveis que garantem a segurança da transação e em computadores seguros. Mas como verificar se o site é seguro? Aparecerá, no momento que vai informar o cartão de crédito, um pequeno cadeado na tela do navegador de internet e o início do endereço do site mudar para https://. Isso é sinônimo que uma conexão segura foi criada em o comprador e o vendedor (site) e que os dados trafegados nessa conexão são criptografados (ninguém que conseguir monitorar a internet desse computador ou aparelho móvel poderá verificar o que foi digitado).

 

Aconselho também acompanhar com bastante frequência o extrato atual de seu cartão de crédito. Se possível, habilitar alertas via email ou via SMS de compras de alto valor feitas em seu cartão.

 

Lembre-se, é ótimo utilizar o Cartão de Crédito, mas é necessário ficar atento a possíveis estelionatários, ou pessoas mal intencionadas.

Originalmente escrito para o Nos Blog: nosblog.com.br

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s