Aplicativos que ajudam a entrar em forma para o verão

O verão acaba de chegar! E sempre que ele chega nos preocupamos com o corpo né? Para termos uma ótima saúde e um corpo de dar inveja, além de uma boa alimentação, atividade física é fundamental. Hoje em dia existem diversos aplicativos que podemos utilizar em nossos smartphones (independente se utilizamos o iOS, Android ou Windows Phone) e que nos ajudam a monitorar nossas atividades físicas, nossos esportes, e nos orienta com relação a nossa performance, o quanto gastamos de energia, o quanto deveríamos nos hidratar, etc. E é disso que vou falar hoje.

Os aplicativos mais populares que monitoram atividades físicas são o Endomondo, o Nike+ e o Cardiotrainer.

   

Esse aplicativos podem ser utilizados para registrar nossas atividades fisicas e permite que as consultemos no futuro. Em todos eles podemos informar qual o esporte estamos praticando e por quanto tempo o realizamos.

A figura abaixo mostra o histórico de atividades com o Endomondo. Veja que o usuário realizou atividades no dia 1, 8, 10, 15, 22, 27 e 28, todas corridas.

Esses aplicativos são bem populares com quem faz caminhadas, faz um cooperzinho ou corre por lazer.

Para quem vai utilizar o aplicativo para essas atividades, é bem simples: basta levar o celular até um local onde possa determinar sua posição GPS e pronto, começar a correr. O aplicativo mede toda a performance durante o percurso percorrido.

Veja um exemplo de relatório completo de uma corrida utilizando o Endomondo – traz até a informação de hidratação!

Todas as informações ficam guardadas e você pode utilizá-las no futuro para propor desafios a amigos ou a você mesmo, tentando bater recordes de velocidade média, distância total percorrida, refazer o mesmo percurso em outro dia ou gastar mais calorias em um próximo exercício. Existem diversos desafios que podemos participar como, por exemplo, o de conquistar um número de quilômetros no mês.

Veja os recordes de cada um dos percursos:

É possível acessar gráficos que informam sua performance de acordo com a distância e tempo percorrido em cada uma das vezes que utilizar o aplicativo.

Pode-se acessar também facilmente gráficos com a medida de tempo de todos os quilômetros percorridos. O segundo quilômetro nessa corrida foi o mais lento, parecido com o primeiro e terceiro e os dois últimos quilômetros, os mais rápidos (o quinto foi o mais rápido), depois do corpo já aquecido.

Diversos acessórios podem ser conectados aos aplicativos. Monitores cardiacos, que se comunicam via bluetooth, ajudam a monitorar o comportamento do batimento conforme a zona cardiaca em tempo real, durante a atividade, para que o exercício seja realizado de maneira saudável e com bom aproveitamento com relação ao gasto de calorias e sem causar riscos a quem pratica o exercício. Eles ficam presos ao corpo, por debaixo da camiseta ou top, na região do coração e são bem eficazes. Abaixo estão os monitores Bluetooth Polar e Garmin.

Alguns relógios como o Nordic µBlue™ nRF8001 permitem a medição do batimento cardíaco (pulso), sem o uso de uma cinta como os monitores cardíacos tradicionais. Eles prometem, através da utilização de uma tecnologia ótica, medir  pulsação no próprio pulso do usuário – mais prático, né? Porém, mais caros! Ele pode, então ser sincronizado com o aplicativo de esporte, via bluetooth.

Várias pessoas não gostam de correr ou realizar atividades com seu smartphone e isso é justificável, porque isso é bem incômodo… Pode-se, então, realizar as atividades com uma espécie de relógio com GPS como os da marca TomTom, Polar ou Garmin e sincronizar os dados com os aplicativos do smartphone. Esses monitores geram dados em formatos padronizados, que são reconhecidos pelos aplicativos. Assim, é possível utilizar todas as ferramentas que os aplicativos dispõem de estatística. As figuras abaixo são dos monitores e atividades esportivas Garmin Forerunner 310XT, Polar RCX3 e TOMTOM MutiSport GPS. Esses monitores são bem profissionais e utilizados por atleta de elite – pra quem leva a prática de bike, caminhada, corrida ou natação a sério, vale a pena investir em um desses.

Uma novidade interessante que precisa ser comentada é o novo acessório da Nike, o Nike+ FuelBand. Trata-se de uma pulseira eletrônica para quem faz atividades como corrida e bike. Ele mede toda a performance na atividade física realizada, mostra em seu display e sincroniza com o aplicativo Nike+, mas isso apenas está restrito ao aplicativo do iPhone. A sincronização pode ser feita durante ou após o exercício, via Bluetooth. É a prova d’água e bem moderninho, o primeiro do tipo no mundo, lançado por uma grande empresa. Apesar de um lindo gadget, não tem GPS ou monitor cardíaco.

Claro que com esses apicativos que registram suas atividades físicas, você pode compartilhar tudo que faz nas redes sociais e mostrar pro mundo todo que é uma pessoa que se preocupa com sua saúde.

Eu uso o Endomondo, consulto as estatísticas em seu site, adoro compartilhar minhas atividades e desafiar meus amigos de corrida. Recomendo!

Claro que o que vale mesmo é calçar um tenis e ir fazer uma atividade! Gostaram do convite? Entao baixem algum aplicativo desses e preparem-se para suar a beça!

Thiago Lima, 33 anos, Engenheiro Eletrônico apaixonado por tecnologia.

Originalmente escrito para o NosBlog em Janeiro de 2014.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s